O coletivo Ella & Pitr é atualmente um dos principais expoentes do muralismo francês, tendo percorrido o mundo pintando personagens e cenas lúdicas que parecem interagir com as superfícies sobre as quais foram desenhadas.
Na última edição do Festival Nuart, organizado pela cidade norueguesa de Stavanger, o coletivo teve a oportunidade de pintar um mural que obteve o título de maio do mundo, com 21 mil metros quadrados, uma área equivalente a pouco mais que dois campos de futebol.
Saiba mais sobre esta obra, a seguir.
Embora à primeira vista destaca-se no mural a figura de uma jovem mulher, Lilith, a obra traz um segundo personagem menor que corresponde ao Rei Olaf I da Noruega, que governou o país entre os anos 995 e 1000. Este personagem escorrega dos dedos da mulher que está encurralada pelos edifícios.
O mural foi pintado na cobertura de um edifício que pertence ao aeroporto de Sola, na cidade de Klepp - nas proximidades de Stavanger - sendo visto pelos passageiros dos aviões que ali pousam e decolam.
Durante sua inauguração, que aconteceu no dia 4 de setembro, os autores e assistentes puderam ver o mural através de imagens transmitidas por drones que sobrevoaram a área.
A obra foi realizada através de uma parceria entre a construtora Bloquear Berge Bygg, responsável pelo aeroporto onde o mural foi pintado, e o Festival Nuart, que concordou em financiar por três anos obras de arte urbana e diversos projetos artísticos que buscam aproximar a arte dos habitantes de Stavanger e da região de Rogaland.